A tônica do Ensino Fundamental é o desenvolvimento de competências e habilidades. Já na Classe de Alfabetização os alunos são estimulados à leitura com ênfase no significado, através da estratégia baseada nas teorias linguísticas. A criança começa aprendendo que não existe leitura sem compreensão. Esse conceito é tão fortemente alicerçado, que o aluno buscará a compreensão de textos cada vez mais complexos e sofisticados, em todas as etapas do seu desenvolvimento. Não existindo, portanto, separação entre o significante e o significado, a leitura no Ensino Fundamental busca ir além da forma, entender as entrelinhas e as sutilezas de cada texto e contexto.
Desde o primeiro ano do Fundamental, nossos alunos realizam provas simuladas, cujo objetivo é avaliá-los também comparativamente a outros estudantes de diferentes realidades e países. Os níveis de compreensão leitora, de letramento e consciência linguística são também diagnosticados nas séries iniciais. Assim, os pais são informados com clareza e transparência sobre essas aprendizagens tão importantes na vida acadêmica.
A Matemática é trabalhada do mais concreto para o mais abstrato. A abstração só irá ocorrer concomitantemente ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Portanto, para a realização das operações matemáticas, utiliza-se, primeiramente, materiais concretos e práticos. Assim como, as pesquisas e experimentações são importantes para o desenvolvimento do espírito científico de investigação e reflexão sobre os fenômenos físicos, químicos, biológicos e sociais que ocorrem à sua volta, e, são realizadas em grupo, individualmente, em sala e no lar. Para tal, a participação dos pais é de fundamental importância.
O que procuramos desenvolver principalmente são as aprendizagens significativas, ou seja, tudo aquilo que servirá de base para outras aprendizagens, suprimindo-se assim conhecimentos desnecessários ao processo de assimilação de novos conteúdos e conceitos. Significativas são as aprendizagens que promovem a evolução do aluno, o seu aprimoramento como pessoa inserida no mundo tendo o conhecimento, a visão e a intenção de atuar sempre da melhor forma possível, segundo uma hierarquia de valores fundamental para a formação na segunda infância.
Horário das aulas
Matutino – 07h40m às 11h40m.
Vespertino – 13h00m às 17h00m.
Obs. 1: consulte a disponibilidade do turno desejado.
Rua Virgilina Bicchieri, 61 – Centro – Belford Roxo – RJ.
Atendimento de segunda à sexta: 08:00 às 20:00. Sábados de 08:00 às 12:00.
Rua José Mariano dos Passos, 1734 – Centro – Belford Roxo – RJ.
Atendimento de segunda à sexta: 09:00 às 18:00
Rua Costa Lima, 45 – Centro – Belford Roxo – RJ
(21) 2662-0066
(21) 2662-0950
(21) 96431-9926
contato@fabel.edu.br