Nossa proposta, acima de tudo, está calcada nos valores em uma atitude construtiva, segundo as principais teorias da Educação e o próprio conceito etimológico de CONSTRUÇÃO. EDUCAR, para nós, é, passo a passo, alicerçar bases para novas aprendizagens e novas descobertas, que se alinharão cada vez mais elaboradas do ponto de vista da qualidade do pensamento, da qualidade do raciocínio lógico, da sensibilidade, dos valores éticos e estéticos, e da qualidade do espírito científico e de cidadania, na busca incessante por novas aprendizagens e experiências individuais e coletivas de solidariedade.
Como se traduz tudo isso em nossa ação diária? – Damos muita importância à qualidade dos conteúdos que são passados pelos nossos professores aos nossos alunos. Que sejam conteúdos relevantes, ou seja, que remetam à novas aprendizagens e não, simplesmente, à memorizações facilmente esquecidas. E que sejam úteis, traduzindo-se de forma prática, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal do aluno.
Os conteúdos trabalhados servem como veículo para que sejam discutidas e percebidas todas as possibilidades objetivas e subjetivas. Portanto, a todo momento, estimulamos nossos alunos refletirem suas atitudes e relações, promovendo um clima afetivo entre todos, de aceitação das diferenças individuais e de promoção da auto-estima, condição fundamental para o desenvolvimento humano.
Todas as ações dos alunos são consideradas e aproveitadas para gerar crescimento individual e do grupo. Trabalhamos nossos alunos para lidarem com as nossas autoridades de forma respeitosa, pois todos eles são muito respeitados por todos que trabalham na Instituição, nos seus diversos setores. Nossa autoridade é constituída pela autoria do trabalho, sem imposições, com respeito às regras. Todos os alunos são levados a perceber que suas atitudes geram consequências, que devem ser assumidas com responsabilidade. A percepção de que formamos alunos que são seres humanos em processo, leva-nos sempre a promover aprendizagens a partir também dos erros. Portanto, os erros são encarados como parte do processo e são aproveitados para que se promova o crescimento. Nossa DISCIPLINA, portanto, advém do diálogo e o resultado é conquistado a cada momento onde o estudante constrói a sua auto-disciplina, para que no futuro não necessite de alguém externo a ele para lhe mostrar o certo e o errado.
A partir do ano de 2019 a escola alinhou todo o seu planejamento à Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. As aprendizagens essenciais, organizadas nas competências e habilidades, preconizadas nesse documento norteador, passaram a ser assumidas no cotidiano dos Colégios CEM e Castelinho, em todas as suas práticas pedagógicas e educacionais.
Em atendimento à DELIBERAÇÃO CEE N° 376, DE 23 DE MARÇO DE 2020 – que orienta as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro e à DELIBERAÇÃO CME No. 25, DE 20 DE MAIO DE 2020 – que orienta as instituições integrantes do Sistema Municipal de Ensino do Município de Belford Roxo, e que tratam ambas sobre o desenvolvimento das atividades escolares não presenciais, em caráter de excepcionalidade e temporalidade, enquanto permanecerem as medidas de isolamento previstas pelas autoridades governamentais na prevenção e combate ao CORONAVÍRUS, e à COVID-19, tornamos públicas as nossas ações.
Plano de Ação do 1° ano do E.F. ao 3° ano do Ensino Médio [2020]
Plano de Ação da Educação Infantil [2020]
Plano de Ação do 1° ano do E.F. ao 3° ano do Ensino Médio [2021]
Plano de Ação da Educação Infantil [2021]
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