Colégio   |   Pós-médio   |   Faculdade   |   Pós-graduação

Proposta Pedagógica

Nossa proposta, acima de tudo, está calcada nos valores em uma atitude construtiva, segundo as principais teorias da Educação e o próprio conceito etimológico de CONSTRUÇÃO. EDUCAR, para nós, é, passo a passo, alicerçar bases para novas aprendizagens e novas descobertas, que se alinharão cada vez mais  elaboradas do ponto de vista da qualidade do pensamento, da qualidade do raciocínio lógico, da sensibilidade, dos valores éticos e estéticos, e da qualidade do espírito científico e de cidadania, na busca incessante por novas aprendizagens e experiências individuais e coletivas de solidariedade.

Como se traduz tudo isso em nossa ação diária? – Damos muita importância à qualidade dos conteúdos que são passados pelos nossos professores aos nossos alunos. Que sejam conteúdos relevantes, ou seja, que remetam à novas aprendizagens e não, simplesmente, à memorizações facilmente esquecidas. E que sejam úteis, traduzindo-se de forma prática, contribuindo para o desenvolvimento profissional e pessoal do aluno.

Os conteúdos trabalhados servem como veículo para que sejam discutidas e percebidas todas as possibilidades objetivas e subjetivas. Portanto, a todo momento, estimulamos nossos alunos refletirem suas atitudes e relações, promovendo um clima afetivo entre todos, de aceitação das diferenças individuais e de promoção da auto-estima, condição fundamental para o desenvolvimento humano.

Todas as ações dos alunos são consideradas e aproveitadas para gerar crescimento individual e do grupo. Trabalhamos nossos alunos para lidarem com as nossas autoridades de forma respeitosa, pois todos eles são muito respeitados por todos que trabalham na Instituição, nos seus diversos setores. Nossa autoridade é constituída pela autoria do trabalho, sem imposições, com respeito às regras. Todos os alunos são levados a perceber que suas atitudes geram consequências, que devem ser assumidas com responsabilidade. A percepção de que formamos alunos que são seres humanos em processo, leva-nos sempre a promover aprendizagens a partir também dos erros. Portanto, os erros são encarados como parte do processo e são aproveitados para que se promova o crescimento. Nossa DISCIPLINA, portanto, advém do diálogo e o resultado é conquistado a cada momento onde o estudante constrói a sua auto-disciplina, para que no futuro não necessite de alguém externo a ele para lhe mostrar o certo e o errado.

A partir do ano de 2019 a escola alinhou todo o seu planejamento à Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. As aprendizagens essenciais, organizadas nas competências e habilidades, preconizadas nesse documento norteador, passaram a ser assumidas no cotidiano dos Colégios CEM e Castelinho, em todas as suas práticas pedagógicas e educacionais.

Plano de Ação Pedagógica para Atividades não Presenciais (2021-Híbrido)

Em atendimento à DELIBERAÇÃO CEE N° 376, DE 23 DE MARÇO DE 2020 – que orienta as instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro e à DELIBERAÇÃO CME No. 25, DE 20 DE MAIO DE 2020 – que orienta as instituições integrantes do Sistema Municipal de Ensino do Município de Belford Roxo, e que tratam ambas sobre o desenvolvimento das atividades escolares não presenciais, em caráter de excepcionalidade e temporalidade, enquanto permanecerem as medidas de isolamento previstas pelas autoridades governamentais na prevenção e combate ao CORONAVÍRUS, e à COVID-19, tornamos públicas as nossas ações.

Planos de Ação

Veja o conteúdo completo nos documentos abaixo
Unidade FABEL

Rua Virgilina Bicchieri, 61 – Centro – Belford Roxo – RJ.

Atendimento de segunda à sexta: 08:00 às 20:00. Sábados de 08:00 às 12:00.

Unidade Castelinho I

Rua José Mariano dos Passos, 1734 – Centro – Belford Roxo – RJ.

Atendimento de segunda à sexta: 09:00 às 18:00

Unidade Castelinho II

Rua Costa Lima, 45 – Centro – Belford Roxo – RJ

Telefones:

(21) 2662-0066
(21) 2662-0950

Whatsapp:

(21) 96431-9926

E-mail:

contato@fabel.edu.br